segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cuidado com seu animalzinho neste Verão

      Com as altas temperaturas do Verão, os cães sofrem com o calor e ficam mais suscetíveis a algumas doenças. Cuidados na rotina ajudam a manter a saúde e o bem-estar do bicho de estimação. Como esses animais não possuem glândulas sudoríparas, a única forma de controlar a temperatura do corpo é por meio da respiração. É comum ver cães de boca aberta, para que haja troca de ar frio.
      O aumento da temperatura pode levar ao estado de hipertermia, chegando a ter convulsões ou até a morte. A médica veterinária Carol Massaro, da estação Animal Massaro, explica que respiração acelerada, língua para fora e salivação excessiva são sinais de alerta. O animal costuma até deitar de barriga para baixo, para tentar absorver a temperatura fresca do piso. "Deixe-o sempre em ambiente arejado, com água fresca e em abrigos cobertos", ensina Carol.
Banhos
      Na hora do banho ou das brincadeiras com água, é preciso ter cuidado com dermatites e infecções de ouvido. "Os animais mexem mais com a água, tomam banho de piscina, de mangueira, em lagoas e represas, muitas vezes sem precaução", explica Carol. A assepsia na sequência evita otites. Ela ensina a limpar o ouvido com produto específico e o uso de algodão seco, com o próprio dedo.
E mesmo no calor, nunca deixe o animal exposto à chuva, já que passar um longo período com o pelo molhado pode provocar uma gripe.
Proteja seu bicho do calor intenso
• Só leve os cães para passear nas primeiras horas do dia ou no fim de tarde, quando a temperatura está mais amena, para evitar hipertermia. Os passeios noturnos são excelentes neste período;
• Não deixe o animal exposto ao sol por muito tempo nas horas mais quentes do dia. Os raios solares podem danificar a pele, chegando a provocar lesões e tumores. Os animais com pele mais clara devem usar protetor solar específico no focinho, barriga e ponta da orelha.
• Dê muito líquido para os animais de estimação, mesmo durante os passeios. Algumas garrafinhas que já têm acopladas um recipiente para colocar água estão disponíveis no mercado. E deixe sempre água fresca na tigela em casa, ela deve ser trocada pelo menos duas vezes ao dia.
• Mesmo em dia de calor intenso, nunca dê banho gelado no animal, pois pode provocar um choque térmico. A temperatura deve sempre ficar de morna à fria.
• Ao dar banho, seque muito bem. A umidade pode provocar dermatites.
• Nunca deixa o cão preso dentro do carro, mesmo por um período curto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário